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Manual do aluno 2015 - Orientações disciplinares

  • 06/02/2015

Orientações Disciplinares - 2015 Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano) e Ensino Médio. I – Apresentação: • Diretor: Aureo Trindade Sayão Neto • Coordenadora: Claudia Lucia Alves de Oliveira e Danielle Miranda M. Almeida • Secretária: Mariza Brasil Gomes Amorim • Psicóloga: Dr.ª Verônica Moreth S. Pinho • Auxiliares de Secretaria: Andrea Hernandes dos Reis, Priscila Nascimento de Oliveira e Suelen Souza Sardinha Oliveira • Inspetores de Alunos: Marcilei Pereira de Souza e Esther Oliveira • CPD: Carlos Alexandre Pereira de Oliveira e Teresa Branco • Técnico de Informática: Luciano Freitas Correia 1) Horário Oficial da Escola – Turno da Manhã: - às 7:30h será dado o sinal, que dará início à 1ª aula. A partir de 7:40h, o portão será fechado. - O aluno que chegar atrasado entre 7:40h e 8:25h, deverá aguardar no pátio a entrada para a 2ª aula; - no 3º atraso no mês, o aluno receberá um aviso verbal de tal fato e no quarto dia de atraso no mês, o aluno receberá uma advertência por escrito e retornará ao lar. 2) Nenhum aluno poderá sair de sala durante as aulas, salvo em casos excepcionais, com a autorização do professor. Na troca de professores não é permitido aluno nos corredores, devendo o mesmo permanecer em sala de aula entre uma aula e outra, aguardando o professor. 3) Nenhum aluno poderá permanecer em sala durante o intervalo. Caberá aos representantes de turma fechar suas respectivas salas impedindo a permanência dos mesmos. 4) À volta à sala de aula, após o recreio, deverá ser feita imediatamente após o toque do sinal. 5) O uso do uniforme é obrigatório, sem o qual, nenhum aluno poderá assistir às aulas, retornando à casa com uma comunicação do fato, que deverá vir assinada pelo responsável. O uniforme será vendido na secretaria do Colégio. Não será permitido fazer modificações no uniforme (ex: cortar a bainha do short ou da blusa, pichar camisetas ou outros, transformar as camisas em outros modelos etc.) 6) Só será permitida a entrada de alunos com uniforme completo. 7) Seremos rigorosos quanto ao impedimento da entrada de alunos com minissaias, bermudas curtas, sandálias, calças rasgadas ou pichadas e bonés. 8) Nenhum aluno deverá portar jóias, objetos de valor ou maiores quantias de dinheiro, pois a Escola não poderá se responsabilizar pela perda dos mesmos. 9) Todo aluno deverá se responsabilizar pelo uso e cuidado do seu material. A Escola não se responsabilizará pela perda dos mesmos. 10) O aluno só poderá ser dispensado do horário normal de aulas, através de pedido pessoal ou solicitação por escrito do Responsável à Coordenação. 11) O aluno deverá tratar a todos (Colegas, Professores e Funcionários da Escola) com respeito e educação, favorecendo assim o bom relacionamento. 12) O aluno deverá zelar pela conservação dos jardins, plantas do prédio e de todo material escolar, ficando obrigado a ressarcir a Escola por qualquer dano causado. Lembramos que é proibida a pichação de paredes e carteiras. 13) A entrada e saída dos alunos acontecerão sempre pelo portão principal. NÃO PERMITIREMOS QUE OS ALUNOS UTILIZEM A SECRETARIA COMO PASSAGEM. 14) No decorrer do ano letivo, cada aluno realizará diversas atividades bimestrais valendo de 0 (zero) a 10,0 (dez). Para ser aprovado, no final do ano letivo, o aluno deverá adquirir 24 pontos em cada disciplina, tendo como média bimestral 6,0 pontos. 15) O aluno deverá evitar faltar às aulas sem motivo justificado, já que para ser aprovado, ao final do ano letivo, necessitará de 75% de frequência em cada disciplina. Em casos de necessidades, a Escola deverá ser avisada sobre a falta do aluno. 16) Em caso de acidentes que impeçam o aluno de frequentar a escola, o Responsável deverá justificar-se junto à Coordenação, num prazo de 24 horas entregando o atestado médico que será arquivado na Secretaria. OBS.: O atestado deverá ser entregue no máximo até a volta do aluno às aulas. Esclarecemos, porém que o atestado justifica, mas não abona as faltas. 17) Os alunos, que não puderem praticar aulas de Educação Física por problemas de saúde, serão dispensados apenas da parte prática, devendo assistir a todas as aulas e apresentar trabalhos e/ou relatórios pedidos pelo professor. OBS.: Os atestados médicos que liberam os alunos da prática de Educação Física para o Semestre ou todo ano letivo deverão ser entregues à secretaria até o último dia útil do mês de março. 18) A suspensão ou desligamento do aluno em casos de falta disciplinar, com reincidência ou não, fica a critério da direção e equipe pedagógica. Vale advertir que durante o período de avaliação das faltas graves, o aluno ficará suspenso aguardando a decisão. São consideradas faltas graves: • Ingestão de bebidas alcoólicas nas dependências da escola e imediações; • O aluno fumar ou portar qualquer substância tóxica; • Prática de lesão corporal a terceiros; • Uso de medicamentos proibidos; • Fraude de documentação escolar; • Ofensa ou desrespeito a símbolos pátrios; • Ofensas (injúria, calúnia ou difamação) ao corpo de empregados da escola; • Prática de atos considerados despudorados; • Apropriação de material e objetos alheios, quando esta for a intenção. • Fazer exposição de imagens de alunos, professores ou demais funcionários da Escola em redes sociais. 19) O responsável que desejar, deverá fazer o pedido da Carteirinha Escolar na secretaria, mediante os procedimentos necessários.. 20) Os trabalhos pedidos pelos professores deverão ser entregues impreterivelmente nas datas previstas e aos próprios professores. Não devendo ser entregues a terceiros. 21) Não será permitido o uso de celulares, rádios ou similares eletrônicos dentro da sala de aula. Os alunos, que portarem celular, tablet ou outros aparelhos, deverão se responsabilizar pelo mesmo. 22) Em caso de comemorações de aniversários, fica proibido o excesso. Exemplo: uso de farinha, derramar refrigerante, jogar ovos, etc. Toda comemoração deverá ser agendada com a coordenação. 23) Não é permitido o uso de chicletes. 24) É proibido o uso de pulseiras pontiagudas, correntes e outros acessórios que venham colocar em risco a segurança dos alunos. 25) O aluno que não conseguir se enquadrar às normas da Escola será convidado a se transferir. A Coordenação



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